Nova portaria estabelece regras para a pesca nas lagoas de Maricá

radares

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Júlio Carolino, se encontrou nesta segunda-feira (24/09) com pescadores da colônia de Zacarias. Na pauta, estavam as novas regras estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente para a atividade pesqueira no sistema lagunar da cidade. A portaria interministerial (da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério do Meio Ambiente) determina, por exemplo, que está proibida e pesca nas pontes do sistema lagunar, seja em cima ou embaixo das vias, e também na região da Lagoa Brava, em Itaipuaçu. As normas passam a valer a partir da publicação da portaria, prevista para esta semana.

Outras medidas da resolução estabelecem que a pesca está permitida nas lagoas de Maricá (no lado oeste da cidade), da Barra, do Padre e da Guarapina. As redes de emalhe ou de espera deverão ter mil metros de comprimento máximo, com altura de 3,50 metros. Para pesca de peixe, a malha deverá ser de 30 milímetros entre os nós, e para camarão, de 25 milímetros. Com tarrafa, a malha terá 25mm, e para camarão de 1,25 centímetros. Os barcos de pesca podem ter até 8 metros de comprimento e motor com potência de até 18hp. Os barcos a motor poderão ser usados entre as 6h e as 20h. Quem usar redes de emalhe ou espera terá de preencher um formulário, chamado de Mapa de Captura.

Para Júlio Carolino, as normas representam uma vitória para os pescadores após dez anos de espera. “Isso é uma conquista para o povo, e até pedimos desculpas a eles por tanto tempo de sofrimento e incerteza que passaram. Após a publicação da portaria, teremos cartilhas explicativas e vamos implantar uma sinalização que vai apontar onde se pode ou não pescar”, explicou o secretário, ao lado da presidente da colônia Z-7, Lidiane Viera. “Tudo isso é uma alegria para nós. Todos aqui ficaram felizes porque agora se sentem mais seguros para exercer a pesca, sem receio de passar por constrangimentos”, frisou ela.

aununcioanuncio

-Publicidade-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário.
Por favor digite seu nome aqui