Lotéricas continuarão liberadas para pagamentos de contas de luz

radaresCaixa garante que serviço continua em todas as unidades

Após rumores de que lotéricas do Estado do Rio não receberiam mais pagamentos de contas de luz, a partir deste sábado (4), a Caixa Econômica Federal (CEF) alerta que as unidades continuarão recebendo o pagamento normalmente. Será interrompido somente o recebimento de contas de energia pelos ‘Correspondentes Caixa  Aqui,  que são supermercados e comercios, a partir da próxima segunda-feira (6).

Segundo a concessionária Enel, a negociação com a Caixa para que as lotéricas continuem recebendo pagamentos de contas da concessionária continuam, mas não existe qualquer prazo para que o serviço seja interrompido. A empresa reforça que já houve avanço nas negociações e que continuará o diálogo com a CEF.

Com os rumores, muitos consumidores ficaram com medo de serem pegos de surpresa na tentativa de efetuar pagamento nas agências lotéricas. A empregada doméstica, Maria de Fátima, teme que o contrato não se renove.

“Eu sempre faço meus pagamentos nas caixas lotéricas por conta da facilidade e rapidez no atendimento. Nem estava sabendo destas negociações, se meu pagamento não fosse aceito eu não saberia o que fazer. Espero que resolvam isso e nos avisem.” Declarou fátima.

O administrador Mauro Soido, por sua vez, evita pagar suas contas em caixas lotéricas para não enfrentar filas e problemas como este.

“É raro eu pagar uma conta nas caixas lotéricas, geralmente faço tudo online. Pra mim é vantajoso já que evito filas e problemas desse tipo. Seria bom se ampliassem os locais de pagamento de conta para que um impasse como esse não prejudique os consumidores. Espero que Caixa e Enel resolvam o mais rápido possível esse problema”. Explicou Mauro.

De acordo com o Procon-RJ, a eventual perda de um canal de pagamento não tira do consumidor a obrigação de pagar as contas em dia. Dessa maneira, a pessoa deve procurar outras maneiras de quitar o débito, como agências e oaplicativos dos bancos, além de caixas eletrônicos.

Negociação – A Enel esclarece que a negociação com a Caixa Econômica começou a partir do pedido de reajuste, atualmente em 40% da tarifa cobrada pelo banco para receber as faturas nas casas lotéricas. Segundo a concessionária, o aumento proposto pela Caixa chega a 60% acima do atualmente praticado em canais semelhantes de outros bancos. Como as taxas de arrecadação entram no cálculo das tarifas de energia, caso o contrato seja renovado nesses moldes, o aumento no valor sugerido pela Caixa pode ser repassado para as tarifas na próxima revisão tarifária, com impacto na conta de luz para os consumidores da companhia.

A Enel reforça que os clientes da companhia contam com outras opções de pagamento, como o cadastro das contas em débito automático, internet banking ou aplicativos, além dos caixas eletrônicos e correspondentes bancários, como supermercados, farmácias ou comércios. Clientes de bancos conveniados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú) podem cadastrar as contas em débito automático pelo site da companhia, pela Central de Atendimento (0800 28 00 120) ou em uma das lojas de atendimento da distribuidora. Além disso e para os demais bancos, é possível também realizar o cadastro pelos canais de atendimento (Internet Banking, app ou agência) dos próprios bancos.

anuncio

-Publicidade-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário.
Por favor digite seu nome aqui