Secretário Júlio Carolino abre a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em Maricá

Começou no dia 1°de maio a Campanha Nacional contra febre aftosa no Município de Maricá.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, vacinará gratuitamente rebanhos com até 60 cabeças até dia 31 de Maio, que termina a primeira fase de erradicação da campanha estadual contra febre aftosa, rebanhos bovinos e bubalinos.

Oficializando o lançamento da Campanha hoje no Parque de Exposições e Agroecologia do Cajú, a Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca ofereceu um café da manhã com produtos da Agricultura Familiar fornecidos por agricultores locais, durante uma palestra ministrada pela Veterinária responsável pelo Núcleo Estadual de defesa Agropecuária Dra Valéria Teixeira.

O secretário Julio Carolino falou sobre a importância da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
Todos os criadores são obrigados a imunizar (sob pena de multa) os animais contra a doença transmitida por meio de alimentos contaminados ou do contato com rebanho infectado, e comunicar o PMDA, Posto Munipal de Defesa Agropecuária de Maricá, núcleo da Secretaria de Agricultura, responsável pela vacinação.

A febre aftosa não atinge produções do Estado do Rio, há 17 anos e para avançar com o programa de erradicação, são realizadas campanhas de vacinação anuais e palestras de conscientização com os pecuaristas. A doença é altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais têm febre, aftas na boca, tetas e entre as unhas, além de atingir as fendas dos cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação. Eles se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.
A médica veterinária e chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária, Valéria Teixeira, fez um alerta sobre os possíveis prejuízos socioeconômicos em caso de contaminação dos animais. “A propriedade é embargada e o vírus pode espalhar para municípios vizinhos. A produção fica proibida e os animais são sacrificados. Por isso, é importante a consciência de todos”, declarou a chefe do núcleo estadual de defesa agropecuária Valéria Teixeira.

O secretário Julio Carolino lembra que o Guia de Trânsito Animal (GTA), documento legal de transporte dos animais, agora já pode ser disponibilizado em Maricá, facilitando a vida do produtor rural!!

Acompanhe nosso calendário e proteja seu rebanho

1° Semana 02/05 a 08/05
Caju
Gamboa
Pindobal
Bambuí

2° Semana 09/05 a 15/05
Espraiado
Bananal
Ponta Negra
Jaconé
Manoel Ribeiro

3° Semana 16/05 a 23/05
Ubatiba
Silvado
Lagarto
Caboclo
Caxito
Retiro
Pindobas

4° Semana 24/05 a 31/05
São José do Imbassaí
Inoã
Bosque fundo
Cassarotiba
Itaipuaçu
Mais informações pelo número
37313014

por: Elisabeth Galvão

-Publicidade-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário.
Por favor digite seu nome aqui